Supermercados do futuro, aquele em que o cliente faz a compra, paga e leva os produtos para sua casa sem o auxílio direto de nenhum funcionário da loja já é uma realidade no Brasil.
A Zaitt, por exemplo, já opera no Brasil há quase 2 anos, e foi a primeira loja autônoma das Américas, funcionando antes mesmo da famosa Amazon Go.
Compras por app é outra tendência do futuro
Os supermercados do futuro serão espaços cada vez menos visitados pelos consumidores graças aos aplicativos de delivery. Apps como o ifood, por exemplo, permitirão que os consumidores possam simplesmente fazer as compras pelo celular e depois recebê-las em casa.
Na verdade, eles já permitem isso. O que acontecerá nos próximos anos é a integração em massa desse sistema com praticamente todos os mercados.
Os estabelecimentos terão equipes focadas apenas em separar produtos e entregar para os profissionais dos apps, que levarão até as casas dos clientes. Na verdade, alguns apps provavelmente oferecerão o serviço para que os entregadores guardem os produtos no armário.
Na Amazon nos EUA, por exemplo, já existe a tecnologia que permite que o entregador deixe o produto dentro de casa. Isso porque existem muitos “piratas de varanda”, que são pessoas que rodam bairros em busca de encomendas deixadas na varanda das casas para poder roubá-las.
Por causa disso, a Amazon criou uma tecnologia com câmera que permite que o entregador desbloqueie a casa dos clientes e entre para deixar a encomenda na porta, do lado de dentro. A câmera filma tudo e garante a segurança.
É possível que alguns mercados ofereçam tecnologias parecidas nos próximos anos.
Uso de Inteligência Artificial
Nem todas as tendências dos supermercados do futuro afetarão diretamente os usuários. Algumas serão apenas internas, como o uso de Inteligência Artificial no armazenamento.
Atualmente, boa parte dos produtos de um mercado é desperdiçada por causa de problemas no armazenamento. No entanto, algumas empresas dão exemplo de como aproveitar os produtos sem problemas.
Um exemplo é (novamente) a Amazon. A empresa tem um sistema de logística comandado por inteligência artificial que garante melhor aproveitamento dos produtos e menor tempo de logística, o que será extremamente útil para os mercados.
Leia também o nosso artigo sobre Self-Checkout.
O futuro é agora
E pensando em tudo isso, a Mobne surgiu com essa premissa: colocar o seu supermercado no futuro.
O PDV da Mobne é de simples utilização e opera em qualquer circunstância, inclusive, caso não haja conexão com a internet. Além disso, está na nuvem, significando que o supermercadista não precisa ter uma estrutura tecnológica com servidor para conseguir operá-lo.
Uma frente de caixa eficiente representa mais vendas, mais agilidade, menos filas, mais consumidores satisfeitos e, evidentemente, mais dinheiro em caixa, ou seja, o sonho de todo o supermercadista.
Além de tudo isso, esse sistema oferece integração entre o software e o app da sua loja, com sistema de delivery preparado para interagir com a loja física e virtual do cliente.
Veja o que a Mobne pode fazer por você. Clique aqui!