Conceito já usado há algum tempo e supermercados nos EUA e Austrália, o Self-Checkout é uma modalidade que permite que o cliente passe as suas compras no caixa sem que seja necessária a presença de um funcionário.
Por isso o nome “self” por ser o próprio usuário quem faz o serviço e a palavra “checkout” que significa caixa. No Brasil a palavra mais popularmente usada é autoatendimento.
Uma das principais vantagens ao implantar o self-checkout está na redução com custos com funcionários.
Com o trabalho de caixa sendo assumido pelo consumidor, um atendente pode monitorar até quatro self-checkouts.
Além disso, o tamanho de uma máquina de self-checkout é menor do que o caixa convencional, desta forma, a loja pode ter mais espaço para expor produtos ou ter checkouts adicionais.
O Self-checkout também pode ser mais rápido do que os caixas normais, isso se traduz em diminuição do tamanho das filas, menor tempo de espera dos clientes e consequentemente melhor satisfação, mais vendas e maior lucro.
Por fim, consumidores que não querem interagir com o operador de caixa ou desejam mais privacidade ao realizar suas compras, também podem usar o self-checkout.
Outras vantagens ao adorar o Self-Checkout:
Diminui custos operacionais
Investir no autoatendimento é um método interessante e seguro para diminuir despesas. Por exemplo, ao implantar três caixas self checkouts no supermercado, é preciso só um supervisor para monitorar as vendas. A redução dos custos com mão-de-obra surge nesse ponto.
Qualifica o atendimento e reduz o tempo de espera
Um self checkout que significa uma nova alternativa para o cliente é perfeito, pois é rápido e eficiente. Isso torna a experiência do consumidor mais cômoda e agradável, reduzindo filas e satisfazendo mais clientes em menos tempo sem perder qualidade no atendimento.
Em uma época onde as pessoas estão cada vez mais autônomas e acostumadas com dispositivos tecnológicos, investir nessa solução é estar alinhado com o momento inovador do varejo.
É um equipamento para várias funções
Como explicamos anteriormente, para utilizar o self-checkout o cliente escaneia os códigos de barras dos produtos na estação do caixa.
Já para os produtos que não têm código de barras, como verduras, frutas e legumes o sistema de autoatendimento possui uma opção de balança própria, com uma tela intuitiva que apresenta as fotos dos produtos para facilitar a pesquisa do consumidor.
Tecnologia e inovação para seu supermercado
Por muitos dos motivos acima listados e pela agilidade que o self-checkout promove, outro ganho que o varejista tem é na produtividade e no aumento das vendas. Você pode até mesmo redirecionar os funcionários do caixa para que realizem outras atividades mais rentáveis.
Como você pode perceber, investir no autoatendimento no varejo é excelente e permite usufruir de uma série de vantagens.
Pensando nisso a Mobne oferece tecnologia inovadora para colocar sua loja no futuro. Conheça mais sobre as nossas soluções, clique aqui.