O isolamento social causou diversos impactos na sociedade. Com os decretos estaduais iniciados em março, a grande maioria dos brasileiros vive afastada do convívio social há pouco mais de dois meses. Com isso, datas comemorativas tão importantes para o comércio tiveram que ser adaptadas à nova realidade, como Páscoa, Dia das Mães e, agora, as quermesses e festas juninas.
Na Rede Tonin de Supermercados, o Dia das Mães de 2020, por exemplo, teve um sabor diferente: o da economia, sem crescimento nas vendas já que a data, famosa por reunir todos os parentes, teve a comemoração mais restrita e enxuta, somente com os familiares mais próximos.
Já a Páscoa foi uma grata surpresa: “Diferente dos anos anteriores que o clientes estava migrando de ovo para barra e bombons, tivemos em 2020 um crescimento grande de ovos de chocolate”, afirma Marco Antônio Marangoni , Gerente de Loja. Segundo ele, apesar da data coincidir com o início da pandemia, todo o estoque foi vendido.
Para o gerente, é fundamental possuir uma retaguarda de software eficiente pois é isto que irá ajudar na previsibilidade do cenário e, como consequência, no não desperdício, na economia, segurança e produtividade do estabelecimento.
Desta forma, Marco Antônio já se antecipou em relação às tradicionais festas de junho, mudando sua comunicação e já contando com a queda nas vendas em relação ao ano passado, porém, apostando em um novo nicho. “Nesse ano não vamos incentivar festas juninas, mas vamos mostrar para nosso cliente que ele pode fazer suas guloseimas e seus quitutes em casa.”, ressalta.
Os desafios para os supermercados são muitos e a dica da vez dos especialistas é realmente se reinventar apoiando o consumidor durante tempos incertos de pandemia e se conectando com suas necessidades, além de estar resguardado por inteligência de dados. Para Altamiro Carlos Borges Júnior, diretor Presidente do ABGroup Desenvolvimento de Negócios, os supermercadistas mais prevenidos com sistemas de informação mais efetivos puderam, nestes tempos de crise, ter mais agilidade nas decisões e melhor previsibilidade para ajustarem seus pedidos junto aos fornecedores.
“Em épocas de incertezas, quem está mais preparado pode se sobressair. É um momento de estar tanto na loja, no salão de vendas, melhorando o atendimento, ouvindo o consumidor, observando os novos hábitos de compra, como também acompanhando o e-commerce com as várias ferramentas, tais como WhatsApp, Site e marketplaces, aplicativos etc. Quando finalizar a pandemia, teremos uma nova realidade, um novo normal e nada será como antes, nem os supermercados.”, conclui.
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