Já se pode dizer que o Brasil é um dos países que mais usam aplicativos (App) para celular no mundo.
Em decorrência da pandemia, aplicativos para supermercados também ganharam destaque, uma vez que permitem diversas funções que vão além do delivery.
Além de ser mais um canal direto de comunicação com o cliente, que por meio dele, o supermercadista tem na palma das mãos, dados importantes para melhorar a jornada de compra do consumidor.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA), por exemplo, usa seu próprio aplicativo e parece ter acertado na estratégia. Segundo a matéria da Valor Econômico, o programa de fidelidade adotado já representa 80% de suas vendas hoje.
Tendo em mente esses fatos, entenda a importância de investir em App para sua loja:
Delivery
Disponibilizar um serviço de delivery demanda planejamento e organização, mas as razões para implementar são inúmeras.
Só durante a quarentena, os supermercados que realizam entrega, colaboraram para que o cliente evite sair de casa. Além disso, a compra virtual com entrega em domicílio se tornou muito atrativa por proporcionar mais conforto e liberdade.
Mas para montar um esquema delivery que funcione de verdade, é necessário ter apoio técnico que ofereça recursos de integração dos cenários online e físico.
Tendo em vista esse desafio, manter esse canal atualizado e adotar um mecanismo de controle de estoque que esteja em perfeita sincronia, otimiza essa dinâmica.
Por isso, modernizar a maneira de fornecer mercadorias que todo mundo usa no dia a dia, diminui os custos, entrega mais agilidade no atendimento e nas vendas.
Essas práticas eleva o negócio para outro patamar de distribuição, usa a tecnologia a seu favor, aumenta a base de clientes, e consequentemente, o faturamento.
Consulta de valores
Pensando na praticidade e rapidez que o consumidor busca hoje em dia, um aplicativo de supermercado também cumpre a função de pesquisa de preço.
O cliente já vai para sua loja sabendo o que vai comprar previamente, sem a necessidade de perder tempo buscando preços dentro da loja.
Promoções mais direcionadas e ofertas personalizadas
Adotar o App próprio, ajuda a antecipar a necessidade do cliente, sendo possível verificar o histórico de consumo, oferecer produtos relacionados e ofertas direcionadas.
Por exemplo, se você tem um cliente vegetariano ou vegano é mais interessante ofertar legumes, verduras e grãos do que direcionar ofertas do açougue. Ou seja, oferecer algo que o cliente já consome é mais fácil que ele faça uma nova compra.
Contudo, esse cenário tem se destacado no varejo, uma vez que oferecer o produto certo na hora certa aumenta o ticket médio.
Além disso, esse tipo de oferta mantém o consumidor sempre ativo e também serve para resgatar antigos clientes.
Realizar uma análise certeira dos dados é um bom ponto de partida, uma vez que segmentar clientes por hábitos e frequência de consumo aumentam o sucesso de uma campanha personalizada.
Listas de compras
Um hábito comum para quem costuma ir fazer compras é fazer uma lista antecipadamente com os itens que não pode esquecer, correto?
Pensando nisso, o App da loja é mais uma forma de melhorar a experiência de compra de quem vai ao seu supermercado, possibilitando essa facilidade para o consumidor.
Fidelização do cliente
Ter um App com certeza agrega muito mais na experiência do consumidor. Quando seu objetivo é fidelizar clientes, é preciso ter um contato contínuo e sempre tentar aproximar e tornar a compra cada vez mais simples.
O consumidor tem no próprio celular acesso aos produtos, valores e ofertas, ele apenas escolhe os itens, faz o pagamento na hora e recebe suas compras em casa ou retira na loja. As chances dele voltar a comprar são muito maiores.
Proximidade com o cliente
Se aproximar do cliente significa entender o que ele procura e estar pronto para oferecer o melhor serviço possível.
Não é mais ideal depender apenas de mídias tradicionais ou só anúncio em rede social para estabelecer comunicação, é como dar um tiro no escuro. O trabalho precisa ser pensado e feito em conjunto.
Por isso, o melhor caminho é sempre aquele que facilita a jornada de compra do cliente e um App pode oferecer isso, uma vez que ele acessa quando e de onde quiser para descobrir o que sua loja tem a oferecer.
Conclusão
A função de um App de compras é ser o ‘’espaço’’ perfeito para concentrar informações, oferecer funções para simplificar a experiência do consumidor.
Tendo um aplicativo o supermercadista tem acesso a dados gerados pela plataforma que podem melhorar muito sua performance diante da competitividade, pois integra soluções como quais são os produtos disponíveis na sua loja, preços, ofertas, venda e pagamento online e ainda, a possibilidade de ter um feedback direto sobre o serviço oferecido.
Aquela velha forma tradicional de comunicar ofertas está perdendo espaço para os meios que custam menos como: envio de SMS, publicações em redes sociais, notificações via push… basta estar sempre atento às novidades que as novas tecnologias oferecem.
`Portanto, investir em um App é ter a liberdade de comunicar quando e como quiser seus clientes, sem custos e em um formato muito mais personalizado e prático.
Hoje, o supermercadista já encontra empresas especializadas, que oferecem plataformas de gestão e solução completa para sua loja e ainda desenvolve App próprio personalizado, de acordo com suas necessidades.
Um exemplo de sucesso utilizando a solução da Mobne foi o Empório Tartufo, que conseguiu aumentar consideravelmente suas vendas online implantando um sistema estruturado de delivery por meio de um App próprio. Clique aqui e conheça mais!
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