A importância do controle do estoque para evitar rupturas em tempos de crise

Garantir dinheiro em caixa e evitar desperdícios é um desafio em época de coronavírus.

imagem controle de estoque Mobne

 

Realizar inventários frequentes no estoque garante que as quantidades estejam corretas em relação às informações do sistema de compras.

Em tempos de crise, o supermercadista deve estar atento aos processos rotineiros fundamentais, como controle do estoque, para garantir dinheiro em caixa e evitar desperdícios em suas lojas. Uma das principais consequências da gestão ineficiente é a ruptura de estoque, ou seja, a ausência de determinado produto para atender à demanda dos clientes. Os problemas disso vão desde perda de vendas momentânea até a fragilidade da relação do consumidor.

Pesquisa da Neogrid, empresa que monitora pedidos de varejo para a indústria, aponta que durante a pandemia do coronavírus, os produtos que mais têm faltado nas prateleiras dos supermercados brasileiros são álcool em gel (38,87%), leite longa vida (21,12%) e toalha de papel (16,95%). Papel higiênico, sabão em pedra, lenço e vinagre também configuram na lista.

“O estoque é um dos ativos mais importantes de um negócio. A melhor forma de combater sua ruptura é investir em uma gestão eficiente que acompanhe a movimentação dos produtos e garanta informações ao gestor em tempo real”, afirma o diretor de Produtos da Mobne, Gustavo Barusco.

Veja as dicas que Barusco enumera para evitar este problema que muitas vezes é negligenciado pelas empresas por não estar à vista do consumidor:

Contagem de estoque

Essa ação simples fará com que o supermercado aproveite ou perca oportunidades de venda. Realizar inventários frequentes para o controle do estoque garante que as quantidades estejam corretas em relação às informações do sistema de compras. Esse é um dos principais pontos de ruptura no varejo que deve ser observado sempre e com atenção redobrada em momentos de crise. O processo pode ser feito de três formas: manual, manual com inserção de dados no sistema e via automatizada com coletor de dados.

Gestão de Pedido de Compras

Consumidores esperam contar com produtos disponíveis e organizados e saber comprá-los é uma tarefa de fundamental importância. Registrar todos os pedidos é o primeiro passo para que as demandas sejam atendidas, colaborando, da mesma forma, para que a compra não seja maior do que deveria ou que os pedidos sejam duplicados ao fornecedor. Logo, para que as compras sejam mais qualificadas, estude as demandas atuais do momento e tenha colaboradores e parceiros confiáveis envolvidos. Opte também por um plano B com fornecedores reserva em caso de imprevistos.

Informações de vendas

Seu supermercado está alinhado com o que o consumidor busca realmente durante a pandemia e o isolamento? Identificar a frequência de compras ou o novo hábito de consumo irá facilitar seu processo de compras de produtos que ofereçam boa experiência ao cliente.

Exposição dos produtos

Não raro vemos produtos que constam no estoque não sendo expostos durante substituições das gôndolas. Atente-se para o layout das prateleiras, exibição das mercadorias e identificação dos setores. Acompanhar isso com frequência assegura que todos os produtos estejam à disposição do cliente, evitando desperdícios.

Realizar movimentações de perdas

Produtos que não podem mais estar à disposição para vendas por data de validade, embalagens amassadas ou violadas, devem ser rapidamente removidos do estoque. A falta dessa movimentação também pode acarretar em erros na contagem final. 

Segundo Barusco, os cuidados com um controle eficiente do estoque devem ser observados o ano todo, por outro lado, em momentos de crise, a atenção deve ser redobrada devido às peculiaridades de cada situação.

Dessa maneira, o diretor de Produtos dá uma dica a mais para que o supermercadista não caia em prejuízo durante a pandemia: “Acompanhar junto aos fornecedores se os prazos de entrega estão sendo mantidos nesses períodos é de suma importância. Nesse sentido, caso haja algum impacto, isso deverá ser aplicado nas avaliações de compras prevendo esses dias de atraso na quantidade a comprar”.

Veja mais notícias no blog da Mobne

Últimas publicações

A Mobne entende os desafios dos supermercados e quer caminhar contigo de mãos dadas neste momento de crise.

Clique aqui para saber como receber 60 dias de acesso grátis ao nosso sistema de gestão.

Descubra como o seu supermercado pode gerar mais dinheiro.

Ganhe um diagnóstico grátis!