5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente no seu supermercado

O atendimento ao cliente em supermercado sempre será o grande diferencial que destaca seu negócio da concorrência. Hoje em dia, há várias ferramentas que permitem uma melhoria contínua desse ponto tão importante.

Assim, a mão de obra humana se une à tecnologia para que os consumidores se sintam cada vez mais satisfeitos.

Por essa razão, é preciso investir em estratégias certeiras, as quais realmente resolvam as dores dos clientes com agilidade, eficiência e transparência. Dessa forma, você garante que eles tenham um atendimento incrível desde a hora em que entram na loja até o pós-venda. Segue 5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente no seu supermercado:

1. Demonstra interesse no cliente 

Você se sente mais confortável e bem recebido quando alguém presta atenção em você ou quando alguém não parece te dar muita importância? Se você escolheu a primeira opção, saiba que a grande maioria também a seleciona. É justamente isso que se deve aplicar para um bom atendimento. 

O melhor é que você pode mostrar interesse com pequenas ações, como cumprimentar o cliente com um sorriso (no caso de loja física) ou enviar uma carinha feliz (no formato digital), desejar-lhe bom dia, boa tarde ou boa noite, ouvir com atenção o que ele tem a dizer (com todas as informações reunidas, isso também facilita que você encontre uma solução de forma ágil e eficiente) e evitar expressões negativas como “não pode” e “não deve”. 

2. Transmita confiança

Quando você passa confiança, o consumidor se sente mais seguro para aceitar sua ajuda e acreditar que você irá fornecer a melhor solução para o seu problema ou objetivo. Aqui também vale deixar o cliente à vontade: ele pode se enquadrar no modelo confuso ou não comunicativo, e isso pode deixá-lo se sentindo inibido diante do vendedor.

Mas lembra-se uma comunicação clara, educada e discreta é uma boa saída. 

3. Se coloque no lugar do cliente

Pode ser algo óbvio tratar o outro como você gostaria de ser tratado, mas muitas pessoas se esquecem dessa máxima. É muito provável também que você seja cliente de outro(s) negócio(s), e ficar atento a como você é atendido é um bom exercício de se colocar no lugar do consumidor na prática. 

Por exemplo, se um dia demoraram muito para te atender, procure evitar que a pessoa fique esperando. Se não deram muita bola para a sua reclamação, preste atenção quando o cliente tiver alguma crítica a fazer. 

4. Personalize o seu atendimento ao cliente

A personalização implica em investimento de tempo no cliente, algo muito bem visto e um grande diferencial para a conquista do consumidor. Adaptar o discurso para os diferentes nichos, enviar cartas customizadas com o produto e oferecer um doce ou chá antes do serviço são ações simples que fazem a diferença na percepção do cliente com relação à sua empresa.

Além disso, outra forma de personalizar o atendimento é estar presente em diversos canais de atendimento de forma integrada. Também chamada de omnichannel, essa estratégia visa estreitar a relação entre empresa e cliente, bem como entre o offline e o online, por meio da interligação dos canais.

Com isso, o consumidor se sente satisfeito em qualquer meio de comunicação que ele preferir, o que representa um ganho de recursos financeiros e de imagem da marca pela empresa. 

5. Invista em ferramentas de gestão

Uma dica um pouco mais técnica é investir em ferramentas que acompanhem e registrem os processos de contato com os consumidores, o qual engloba atendimento, vendas e marketing. Ter informações preciosas reunidas em uma plataforma facilita na hora de montar novas estratégias, medir se as ações estão dando resultado positivo, verificar a satisfação do cliente, dentre outros.

A solução desenvolvida pela Mobne, por exemplo, é completa e de simples utilização. O software auxilia na gestão de forma integrada, disponibiliza um catálogo totalmente classificado com mais milhares itens já com os parâmetros fiscais, representando mais facilidade e rapidez ao supermercadista.

Além disso, conta com uma frente de caixa eficiente representa mais vendas, mais agilidade, menos filas, mais consumidores satisfeitos e, evidentemente, mais dinheiro em caixa, ou seja, o sonho de todo o supermercadista.

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