Um autoatendimento positivo é aquele que facilita a vida do cliente. Certo? Sendo assim, investir nesse tipo de tecnologia é um método interessante e seguro para diminuir despesas e tornar a experiência do consumidor mais cômoda e agradável, reduzindo filas e satisfazendo mais clientes em menos tempo sem perder qualidade no atendimento.
Pensando nisso, separamos 4 formas de atingir esse objetivo:
1. Destaque as perguntas frequentes mais populares no site
Os consumidores devem ser capazes de encontrar as respostas facilmente no portal de autoatendimento. Portanto, facilitar a localização adicionando as perguntas frequentes mais populares à página inicial de autoatendimento é uma boa estratégia.
Assim, os clientes podem encontrar exatamente o que procuram e, com uma sessão de perguntas frequentes online e qualquer momento.
2. Otimize o autoatendimento para dispositivos móveis
Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o uso de celular no Brasil totaliza 98,1% dos acessos à internet.
Fornecer consistência em todos os canais é um atributo imprescindível, permitindo que os consumidores tenham acesso ao autoatendimento por tablets ou celulares.
Sendo assim, não há nada mais frustrante do que o carregamento lento ou uma página que não configura corretamente nos dispositivos móveis.
3. Aposte no omnichannel
Com a múltipla oferta de meios, os clientes podem entrar em contato com uma empresa através de vários canais — celular, telefone, chat, ou e-mail, por exemplo. Possibilitar o meio com o qual se sentem mais confortáveis é um ponto estratégico muito positivo para a empresa.
Contudo, uma estratégia omnichannel possibilita o trânsito entre dispositivos e canais durante a jornada de compra do consumidor.
Leia também: Entenda a importância do omnichannel para os supermercados.
4. Implante o sistema de checkout de autoatendimento
Uma das principais vantagens ao implantar o self-checkout está na redução com custos com funcionários.
Com o trabalho de caixa sendo assumido pelo consumidor, um atendente pode monitorar até quatro self-checkouts.
Além disso, o tamanho de uma máquina de self-checkout é menor do que o caixa convencional, desta forma, a loja pode ter mais espaço para expor produtos ou ter checkouts adicionais.
Portanto, o Self-checkout também pode ser mais rápido do que os caixas normais, isso se traduz em diminuição do tamanho das filas, menor tempo de espera dos clientes e consequentemente melhor satisfação, mais vendas e maior lucro.
Por fim, consumidores que não querem interagir com o operador de caixa ou desejam mais privacidade ao realizar suas compras, também podem usar o self-checkout.
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