O varejo sempre foi conhecido por ser um meio tradicional e popular de vendas. Mas a transformação digital somada às mudanças de comportamento do consumidor exige que os supermercados caminhem também para a mesma direção.
A concorrência é cada vez maior, a cobrança dos clientes aumenta, o mundo evoluiu na forma de comprar e escolher produtos.
É preciso adaptar-se às mudanças que ocorreram. Entenda:
Afinal, o que é transformação digital?
A inovação tecnológica faz parte do processo de transformação digital e é uma parte de grande importância. Apesar disso, esse processo envolve uma questão ainda mais profunda em relação à gestão do negócio.
Sendo assim, se transformar digitalmente significa ter uma mudança cultural, de gestão e operacional, na qual a tecnologia é protagonista.
Esse destaque pode gerar tanto mudanças internas quanto externas. Internamente, o principal objetivo é aumentar a eficiência operacional; já externamente, é ter foco no cliente e melhorar sua experiência de compra.
É importante ressaltar que essa questão não se aplica apenas a grandes empresas.
Por isso, é possível participar da transformação digital gradativamente atendendo primordialmente seus objetivos principais.
Leia também: Transformação digital no setor varejista: seu supermercado está preparado?
O futuro do varejo e a transformação digital
Nos últimos anos, o número de tecnologias cresceu, produtos inimagináveis surgiram, a transmissão de informações ficou cada vez mais rápida.
O conjunto dessas mudanças teve uma relação direta no comportamento de compra dos clientes. Hoje, existem aqueles que trabalham online no conforto de suas casas diariamente, por exemplo.
Aplicar isso ao varejo é bastante simples e cada vez mais importante. Um bom exemplo é o crescimento das lojas virtuais.
Apps como o ifood, por exemplo, permitirão que os consumidores possam simplesmente fazer as compras pelo celular e depois recebê-las em casa.
Portanto, o que acontecerá nos próximos anos é a integração em massa desse sistema com praticamente todos os mercados.
Os estabelecimentos terão equipes focadas apenas em separar produtos e entregar para os profissionais dos apps, que levarão até as casas dos clientes.
Na verdade, alguns apps provavelmente oferecerão o serviço para que os entregadores guardem os produtos no armário.
Experiência do cliente
Em uma pesquisa recente realizada pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em conjunto com o OasisLab Innovation Space, apontou que 54% de profissionais de varejo tratam a transformação digital como prioridade.
Além disso, o estudo também indicou indicou que o aumento do engajamento dos cliente foi o mais citado com 77%. Em seguida veio o aumento do faturamento com 62%.
Por fim, esses dados apontaram que em razão disso, estão sendo criados planos estratégicos de atuação com ações e investimentos.
É melhor não ficar de fora? Certo!
A Mobne te ajuda nessa transformação digital
A tecnologia da Mobne foi desenvolvida para ajudar o supermercadista a trabalhar sem interrupções em seu PDV com fluxo contínuo de atendimento.
O sistema de supermercado oferece, ainda, uma análise e inteligência de dados que direcionam o supermercadista a tomar melhores decisões de compra, evitando desperdícios, otimizando estoque e aumentando sua margem.
Além de tudo isso, seu sistema oferece integração entre o software e o app da sua loja, com sistema de delivery preparado para interagir com a loja física e virtual do cliente.
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