Transformação digital no setor varejista: seu supermercado está preparado?

A transformação digital no varejo é um assunto que tem ganhado cada vez mais relevância no mercado. Por conta disso, muitas empresas já têm começado a se movimentar nessa direção.

A cobrança dos clientes aumentou, o mundo evoluiu e as oportunidades de melhora também.

Pensando nisso, entenda como a transformação digital chegou para ficar no varejo e a maneira como ela tem impactado nos resultados.

O que é transformação digital?

Muitas pessoas, pensam que se transformar digitalmente significa aplicar novas tecnologias na empresa para melhorar os resultados, mas não é só isso, mesmo que elas ocupem um papel central na estratégia.

A inovação tecnológica faz parte do processo de transformação digital e é uma parte de grande importância.

Apesar disso, esse processo envolve uma questão ainda mais profunda em relação à gestão do negócio.

Se transformar digitalmente significa ter uma mudança cultural, de gestão e operacional, na qual a tecnologia seja protagonista.

Contudo, é importante ressaltar que essa questão não se aplica apenas a grandes empresas.

Impacto no varejo

Nos últimos anos, o número de tecnologias cresceu, produtos inimagináveis surgiram, a transmissão de informações ficou cada vez mais rápida, o acesso a elas se tornou praticamente infinito e, claro, as pessoas tiveram acesso a isso.

O conjunto dessas mudanças teve uma relação direta no comportamento de compra dos clientes. Hoje, existem aqueles que trabalham online no conforto de suas casas diariamente, por exemplo.

Todavia, aplicar isso ao varejo é bastante simples e cada vez mais importante. Um bom exemplo é o crescimento das lojas virtuais. Não é impossível dizer que existem pessoas que preferem fazer todas as suas compras de maneira digital.

Devido a essa concorrência, as lojas físicas precisaram encontrar maneiras de se manterem competitivas no mercado. Em alguns casos “copiando” pontos fortes das lojas online, como a praticidade; em outros, explorando os pontos fortes que elas já têm.

Existem setores do varejo que já têm uma consolidação muito grande em ambientes e processos digitais. Outros, têm buscado formas de se adaptar a essas mudanças de acordo com sua realidade.

Sendo assim, o principal fator que tem sido trabalhado ultimamente é a famosa experiência de compra.

Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e o OasisLab Innovation Space, com profissionais de grandes varejistas de vários segmentos, apontou que 54% deles tratam a transformação digital como prioridade. Eles apontaram que em razão disso, foram criados planos estratégicos de atuação com ações e investimentos.

Como principal benefício, o estudo indicou que o aumento do engajamento dos cliente foi o mais citado com 77%. Em seguida, veio o aumento do faturamento com 62%.

Como inserir a transformação digital no varejo

As possibilidades são variadas e para que isso aconteça você precisa estar ciente do que realmente é a transformação digital.

Vale lembrar que ela tem impacto interno e externo na sua empresa, em que a tecnologia seja o ponto central da operação e estratégia.

Após isso, é preciso entender se para o seu segmento já existem tecnologias disponíveis e como elas podem ajudar realmente.

Desse modo, no setor supermercadista, por exemplo, já há boas opções disponíveis para se inserir na transformação digital, sejam para as grandes redes ou pequenas lojas.

Fazer a gestão de clientes para conhecer os clientes, melhorar a experiência de compra e aumentar os ganhos é apenas uma das estratégias para esse setor.

Os aplicativos também podem fazer parte dessa questão, mas para trazer maior praticidade para os clientes.

Portanto, a tecnologia deve ser protagonista da operação.

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