Fluxo de Caixa: O que é, como fazer e principais vantagens

fluxo-de-caixa

O que é Fluxo de caixa e suas principais vantagens.

Saiba como avaliar as entradas e saídas de recursos e a disponibilidade de capital de giro na sua empresa.

Em todas as operações do dia a dia de uma empresa, organizar a parte financeira é muito importante. Para que isso aconteça, o empreendedor conta com uma ferramenta básica de planejamento e controle financeiro, que se chama fluxo de caixa.

O objetivo principal desse instrumento é conferir o saldo disponível e traçar o futuro, para que sempre tenha capital de giro de fácil acesso tanto para custear a operação do seu negócio (folha de pagamento, fornecedores, importar, e outro) quanto para investir em melhorias (reforma da estrutura, por exemplo).

No fluxo de caixa devem ser registrados:

Todos os recebimentos

Vendas realizadas pela empresa, seja em dinheiro, cartão crédito, cartão de débito, boletos, entre outros.

Todos os pagamentos 

Compras feitas pela instituição, seja à vista ou a prazo. Fornecedores, insumos, despesas com funcionários ou estruturais, tudo.

Previstos

Recebimentos e pagamentos previstos para um futuro próximo, pode ser em um período de 3 meses, por exemplo.

Benefícios do fluxo de caixa 

Ao elaborar toda a movimentação de caixa, o empresário terá uma visão financeira certeira do presente e do futuro da empresa. 

Dessa maneira, você empresário, pode tomar decisões importantes sem comprometer o seu lucro líquido. Conseguirá planejar investimentos, organizar despesas e negociar prazos melhores com fornecedores. Tudo isso e muito mais.

A estrutura do fluxo de caixa depende do nicho de mercado da sua empresa e necessidade. Ele é resultado da diferença entre o valor recebido e os pagamentos realizados (valores recebidos – pagamento realizados).

Após identificar com clareza qual é o fluxo de caixa da sua empresa, será possível tomar decisões mais assertivas e com base na realidade:

O passo a passo para controlar o fluxo de caixa da sua empresa:

Faça o lançamento diário de suas vendas e despesas.

Em situação deficitária, tome decisões sobre a necessidade de capital de giro.

Se o saldo for positivo, avalie a possibilidade de realizar investimentos na sua empresa.

Lance seus pagamentos e recebimentos futuros.

Se o saldo for negativo, revise tudo e avalie a necessidade de capital de giro.

Ao aplicar o fluxo de caixa na sua empresa, você terá clareza em decisões, investimento e corte de gastos. Por isso, empresas de sucesso veem esse recurso como peça chave para o crescimento de faturamento bruto e líquido. 

Saiba como a ferramenta mais completa de gestão pode te auxiliar com o fluxo de caixa:

O fluxo de caixa pode ser elaborado manualmente (o que dá um pouco mais de trabalho), em uma agenda ou um caderno. Mas é muito mais fácil, organizado e ágil se for realizado em sistema de gestão completo, onde você consegue fazer o toda essa movimentação de caixa automaticamente e acompanhar os gráficos de crescimento da sua empresa.

O Mobne disponibiliza um sistema completo de gestão, acessível a todos os empresários. É um sistema que dá apoio que facilita a gestão administrativa e financeira da sua empresa de forma automática.

Ou entre em contato pelo whatsapp pelo link: Atendimento.


Últimas publicações