Cotação de preços com fornecedores: Passo a passo completo

 

Cotação de preços com fornecedores: Passo a passo e principal sistema

Saiba como realizar as melhores compras com fornecedores. A cotação de preços com fornecedores é um recursos que agiliza o processo de levantamento de preços e possibilita identificar o melhor preço por produto e melhor fornecedor. 

Fazer o fechamento do mês e perceber que o seu lucro diminuiu é algo que nenhum empresário ou empreendedor quer. Por isso, para não ter nenhuma surpresa no final do mês, aqui está o passo a passo de como fazer uma cotação de preços com fornecedores e como isso pode salvar a margem de lucro do seu negócio.

Como funciona a cotação de preços?

Cotações nada mais são do que comparações de preços feitas antes da compra de materiais ou insumos. Essa prática vai além de escolher pelo menos precificar um produto, insumo ou serviço. Fatores como condição, qualidade, marca, etc. também precisam ser avaliados para uma oferta bem-sucedida.

Portanto, é indispensável que as empresas façam essa análise corretamente se quiserem alcançar qualidade sem investir muito dinheiro. Por isso é tão importante saber como conseguir uma boa oferta. Como resultado, a qualidade pode ser mantida enquanto a gestão financeira é controlada.

Como fazer uma boa cotação de preços?

Que fará a  sua margem de lucro aumentar

Existem diretrizes que podem ajudar os gestores a entender como fazer ofertas eficazes que levem a bons resultados para a organização. Conheça os três primeiros abaixo.

  • Tenha várias opções de fornecedores

Para uma compreensão mais clara das recomendações do mercado, deve haver pelo menos quatro opções de cotação. Com as opções disponíveis, você pode avaliar melhor qual é a melhor para o perfil e orçamento da sua organização.

Adicionar opções também ajuda a ter mais critérios para avaliar o que é consistente e ainda mais econômico.

O objetivo da cotação de serviços e produtos é poder escolher o que traz benefícios para a empresa sem desperdiçar recursos financeiros. É por isso que este truque é tão valioso.

  • Faça acordo de valores

É interessante negociar o valor das ofertas com os fornecedores. Essa prática pode acabar oferecendo descontos com base na quantidade comprada ou na forma de pagamento.

Por exemplo, um fornecedor pode concordar com um preço de compra mais baixo se pago em dinheiro. O valor final também pode ser real se o produto ou serviço for oferecido em grandes volumes por um longo período de tempo.

Se a conversa não render o valor monetário esperado e a compra se tornar inviável (financeiramente), então é hora de procurar outros fornecedores.

  • Sempre mantenha as opções abertas

Embora um contrato de exclusividade seja financeiramente atraente, confiar 100% em um fornecedor também tem suas desvantagens. Isso ocorre porque podem ocorrer atrasos na entrega ou problemas de qualidade. Se este tipo de contrato for obrigatório, a empresa deve ter pelo menos um Plano B.

Dito isso, é importante manter suas opções de fornecedores abertas para que você possa usá-las, se necessário. Dessa forma, a empresa não sofre prejuízos. Afinal, mesmo um atraso na entrega no prazo pode impactar negativamente uma empresa.

Por isso, é fundamental sempre construir relacionamentos com outros fornecedores, mesmo que você tenha fornecedores exclusivos. Eles vão ajudar o seu negócio com mais problemas.

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Outros benefícios: 

  • Compras de forma econômica, rápida e confiável.
  • Cote com quantos fornecedores for necessário.
  • Identificação do melhor preço do produto, considerando impostos e outras despesas.
  • Digitação da cotação pelo próprio fornecedor, facilitando e agilizando a cotação de preços para a loja e o fornecedor.
  • Redução de custos de impressão, pois devido as cotações poderem ser enviadas por e-mail.
  • Integração com módulo de pedido de compras e gestão de compras agilizando o lançamento da ordem de compra.
  • Lançamento da cotação através de coletor de dados, facilitando e agilizando o cadastro da cotação de preços com fornecedores.

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