Controle de Estoque: O que é, como fazer e principal sistema
Saiba como ter um bom controle de estoque na sua empresa e como ele pode salvar grande parte dos seus lucros no final do mês.
Já aconteceu no seu comércio ou na sua loja de algum cliente rotineiro ir buscar aquele produto ou aquele oferta que ele sempre compra e não ter disponível para vender? Ou de você entrar no seu estoque e ver aquele produto parado a meses? Sobrar ou faltar mercadorias são casos comuns de mau controle de estoque.
Além disso, a falta de foco nessa área é um erro grave que pode prejudicar a estrutura do negócio. Afinal, o controle de estoque é um dos pilares para manter resultados positivos, garantir a eficiência do negócio e reduzir custos e perdas.
Neste artigo, abordaremos as características de um bom controle de estoque em uma pequena empresa, um passo a passo para colocá-lo em prática e por que um sistema ERP pode facilitar o processo.
O que é controle de estoque?
O controle de estoque é o monitoramento e análise dos produtos que entram e saem de uma empresa para garantir o bom andamento de todas as operações. Portanto, durante este processo de monitoramento, controle:
- Das entradas de mercadorias ou insumos armazenados na própria empresa enquanto aguardam venda;
- Das saídas de itens resultantes da venda ou prestação de serviços.
Por isso é tão importante saber fazer o controle de estoque. Ter um estoque equilibrado significa que a empresa não perde clientes por falta de mercadorias ou matérias-primas, e não há altos custos de armazenagem.
O controle de estoque pode ser feito de várias maneiras, de laptops a sistemas mais avançados.
Qual a importância do controle de estoque em pequenas e médias empresas
Anteriormente, muitos empreendedores colocavam a gestão de estoque em segundo plano porque estavam administrando uma pequena empresa. Em outras palavras, esse tipo de pensamento faz parte de um mito que deve ser desfeito.
Um bom gerenciamento de estoque pode evitar que você e sua empresa percam dinheiro em todos os sentidos.
A primeira é reduzir as perdas por roubo e armazenamento inadequado. Com um bom controle de estoque, é possível estimar quantidades ideais de mercadorias e armazená-las corretamente.
Outra vantagem desse monitoramento é a capacidade de criar melhores promoções e itens de precificação com mais facilidade. Ao rastrear a falta de estoque, você pode determinar quais produtos estão vendendo mais, quais estão vendendo menos e a demanda de cada produto para planejar melhor suas compras.
E, usando essas informações, você pode criar promoções mais direcionadas e aumentar a capacidade de negociar prazos e preços com fornecedores.
Quais são os métodos de gerenciamento de estoque?
Existem várias maneiras de gerenciar e gerenciar adequadamente o inventário. Confira alguns dos principais e veja qual se encaixa melhor na realidade do seu negócio.
PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair)
Um método simples, mas muito importante: o primeiro item do estoque deve ser o primeiro a sair. Cumprir um pedido com itens mais novos deixa os itens mais antigos suscetíveis a danos, deterioração ou expiração.
É um dos métodos de gerenciamento de estoque mais comuns usados pelas empresas. É usado para aumentar a valorização de itens que podem sofrer variações constantes de preço.
Análise ABC
A análise ABC pode ajudá-lo a entender quais itens devem ser priorizados. Basicamente, segue três pilares importantes: giro de capital, receita e lucratividade. Com isso, as ações são divididas em três grupos.
Grupo A: produtos de alto valor, mas com baixa frequência de vendas. Apesar de não serem os mais numerosos, é preciso ter extremo cuidado com esses itens, já que garantem lucros e faturamento altos.
Grupo B: produtos de valor moderado e com frequência de vendas moderada. São os itens que tendem a ter uma maior quantidade, por isso o controle também deve ser bem feito.
Grupo C: produtos de valor baixo, mas com alta frequência de vendas. Como são menos valiosos, o controle de estoque sobre eles é menos rigoroso. O recomendado é manter uma quantidade razoável, para atender demandas pontuais.
Custo médio
O custo médio, também chamado de média ponderada móvel, é um método que consiste na renovação dos valores dos produtos em estoque assim que chegam os novos itens — ajudando quem deseja aprender como precificar um produto com base em uma nova aquisição. O cálculo é simples: valor antigo + valor do produto novo / quantidade total de itens. O resultado será o novo custo médio.
O método é recomendado para empresas com itens que não sofrem grandes alterações de preço. Mas, ainda assim, é preciso levar outras condicionais em consideração, como avaliar se os produtos estão super ou sub avaliados.
Just In Time (“na hora certa”)
O método Just In Time, que pode ser traduzido como “na hora certa”, consiste em manter a menor quantidade de produtos possíveis no estoque no menor tempo possível. É preciso ter um controle atento sobre esse método, já que o risco de faltar itens para suprir a demanda é alta.
Para evitar que sua empresa perca oportunidades de negócio, é preciso ter bons fornecedores, que conseguem entregar produtos com agilidade, para fazer com que o controle funcione.
Como fazer o controle de estoque? Passo a passo simples
Passo 01: Crie um inventário de estoque
O inventário consiste na listagem de todos os produtos estocados e as quantidades de cada um. Trata-se de um procedimento obrigatório que exige atualização constante de tudo que entra e tudo que sai do estoque.
Passo 02: Automatize o controle de estoque
Controlar o estoque de forma manual aumenta as chances de falhas, além de ser uma tarefa que leva bastante tempo.
Para agilizar esse processo, é importante automatizar o estoque, ou seja, contratar um sistema que registre todas as movimentações automaticamente e integre todas elas com outros setores, como financeiro, vendas e fluxo de caixa.
Existem vários sistemas disponíveis no mercado, para pessoas que procurar um sistema completo com um bom custo benefício, indicamos o Mobne.
Passo 03: Promova as mercadorias paradas
Os itens sem giro, ou seja, sem vendas, devem ser alvo de uma estratégia específica para evitar maiores prejuízos.
Promova esses produtos e ofereça descontos para que eles saiam do estoque: mesmo que você não lucre 100%, também não terá um prejuízo de 100%.
Sistema online e completo de gestão de estoque
Usar um sistema de controle de estoque é a melhor alternativa para reduzir os erros, custos com armazenamento e perda de clientes pela falta de produtos.
Pois, se a falta no estoque diminui o faturamento, o excesso compromete o capital de giro, gera desperdícios e um alto custo de armazenamento.
Aqui está tudo que você precisa para economizar tempo, aumentar a produtividade e reduzir gastos.
Chega de perder vendas por falta no estoque e chega de desperdícios e alto custo de armazenamento com excesso de estoque, vendo seus lucros indo pelo ralo.
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