Como o Marketing Digital pode ajudar o seu supermercado

Especialista dá dicas de como supermercados de qualquer porte podem ganhar relevância nas redes sociais, se aproximar de seu público e vender mais.

Supermercados de qualquer porte podem contar com o trabalho de Marketing Digital para se destacarem no mundo virtual e reverter o sucesso em vendas.

Os supermercadistas estão em um momento de buscar estratégias para melhor atender os clientes que mudaram seu perfil de consumo devido à pandemia e que hoje optam por compras seguras muitas vezes, sem precisarem sair de casa. Em um cenário em que as pessoas nunca estiveram tão conectadas, como estão as redes sociais de seu supermercado?

Três em cada quatro brasileiros usam a internet, representando 134 milhões de usuários no país. O leque para se conquistar destaque no mundo online é extenso, passando por Facebook, Instagram, Google, Whatsapp, E-Commerce, etc. Portanto, neste cenário, a disputa pela atenção do público será ganha somente com conteúdo de qualidade, devendo-se ter cuidado com redes que só mostram o preço de seus produtos ou postam somente o jornal de ofertas.

“O momento para se iniciar essa jornada online que atribuirá relevância a um negócio é o mais rápido possível, principalmente em tempos de crise. O consumidor busca empresas sensíveis às dores da sociedade e que demonstrem transparência e credibilidade com conteúdo informativo, além de apresentarem propostas de como podem ajudar a população, com entregas seguras, por exemplo” explica a jornalista Lívia Komar, especialista em Marketing Digital.

Whatsapp, Facebook e Instagram

Você sabia que o Whatsapp também é uma rede social? Nessa aproximação com o consumidor, a ferramenta entra como protagonista de supermercados que não possuem e-commerce, fazendo a ponte entre loja e cliente ao receber pedidos e divulgar ofertas ou notícias para pessoas que autorizarem recebê-las. Já Facebook e Instagram podem ser também aliadas na distribuição de informações sobre o estabelecimento, colaborando na conexão com clientes, criação da reputação da marca e geração de vendas.

Como as pessoas estão muito em casa, uma dica da especialista nas plataformas é dar receitas gastronômicas e indicações de combinações de produtos para limpeza para tapetes ou panos de prato, por exemplo. Informações sobre produtos para cabelo e pele também são bem-vindas. Outra sugestão que dá engajamento é falar um pouco da equipe, contar a história dos colaboradores, dando rosto para a loja, humanizando seu supermercado. “O que não pode faltar também é a postura do estabelecimento diante da pandemia com o consumidor e sua equipe: está limitando número de clientes? Oferecendo álcool em gel, intensificando a limpeza de carrinhos e gôndolas, ampliando os serviços de delivery? Conte tudo isso!”, enfatiza a jornalista.

Dicas válidas para qualquer cenário

Segundo Lívia, a regra de se conectar com o cliente prevalece mesmo quando tudo passar. “Um exemplo claro é: você se sentiria atraído por uma concessionária que só postasse o preço do carro ou a apresentação dos diferenciais, como itens de segurança e inovações tecnológicas é fundamental?”, questiona, ressaltando que com qualquer segmento, ocorre o mesmo.

Importante salientar que, dentre vários itens fundamentais, alguns importantes para o sucesso nas redes sociais são: ter todas as informações do estabelecimento nos perfis, boa frequência das postagens, fluidez nos textos, informação consistente e conteúdo interessante . Investir em anúncios nas redes também é importante para gerar resultados. Se não houver tempo ou aptidão para o gestor cuidar desse trabalho, o ideal é contratar uma empresa ou profissional que o apoiará nestas ações.

Uma boa notícia é que supermercados de qualquer porte podem contar com esse trabalho e, com uma boa estratégia, se destacar no mundo virtual, transferindo esse sucesso para o mundo real, revertendo em vendas e faturamento. “A dica é saber conversar com seu cliente. Pergunte-se sempre se você fosse consumidor do seu supermercado, o que gostaria de saber além dos preços e você, como proprietário, o que gostaria de mostrar além disso?”, finaliza Lívia.

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