Como todos sabemos, investir tempo e dinheiro para construir um varejo é um trabalho árduo. Ao finalizar essa tarefa queremos vender todos os dias com lucratividade e escala. Nesse artigo você irá aprender em 6 passos simples como atrair clientes para o seu supermercado.
1. Conheça o seu público
Dados os recursos técnicos, faz todo o sentido usá-los para entender o público. Quanto mais você souber sobre quem compra, mais fácil será agir diretamente para alcançar os melhores resultados. Assim, você pode economizar recursos investindo nas ações certas.
A partir dos dados coletados e analisados, analise por exemplo qual é o perfil de consumo, frequência de compra e itens adquiridos em maior quantidade. Isso pode até segmentar o desempenho por promoções e eventos especiais.
2. Treinar e capacitar os funcionários
Prestar um bom atendimento é essencial para que seu supermercado venda mais itens. Mesmo quando os clientes fazem suas próprias compras, as pessoas nos caixas, açougues e outras áreas de suporte precisam proporcionar uma ótima experiência.
Portanto, os funcionários devem ser mais bem treinados e bom comunicadores. Além de focar na forma de atender os consumidores, é também uma forma de reter talentos e motivar a equipe. Com isso, fica fácil aumentar as vendas e reduzir custos, inclusive de recursos humanos, como demissões.
3. Aumentar o ticket médio
Saber vender mais não significa apenas aumentar as compras exclusivas. Trata-se também de aumentar a receita, por isso é imperativo descobrir como aumentar o preço médio do ingresso.
Essa métrica corresponde à receita do período dividida pelo número de cupons e representa quanto cada pessoa gastou em média no supermercado. Para aumentá-lo, você precisa fazer com que as pessoas queiram expandir sua lista de compras.
4. Invista na organização interna
Ao conhecer o seu público alvo, você será capaz de identificar quais os produtos mais vendidos no seu varejo. Posicione os produtos mais vendidos e atrativos na entrada da sua loja, os produtos promocionais em prateleiras na mesma altura do olho do cliente.
Além disso, ter uma bela fachada e boa pintura faz toda a diferença, tem um varejo organizado e limpo fará suas vendas aumentarem significativamente.
5. Invista em marketing digital
Nesse século estar no digital é essencial para o crescimento rápido e aumento de vendas. As tendencias indicam que as vendas na internet através de anúncios no (Facebook, Instagram, Youtube, Google) cresceram 27% na pandemia.
Nesse último passo indicamos você, dono de varejos a contratar agências de marketing ou gestores de tráfego para iniciar anúncios na sua região. Podemos iniciar enviando promoções para os bairros mais próximos do seu varejo para chamar atenção e atrair eles para comprar de você.
6. Tenha um bom sistema de gestão
O sistema de gestão para supermercados é uma ferramenta que ajuda a melhorar o atendimento e a otimizar os serviços dentro do ponto de venda. Ele pode ser um excelente recurso para agilizar o atendimento ao cliente e para levantar números precisos que ajudem na gestão financeira da loja.
Além disso, os sistemas mais modernos ajudam a obter resultados precisos, o que ajuda a empresa a fazer um balanço mais apurado de seu negócio. No entanto, é preciso certificar-se de que o serviço contratado atende todas as demandas do estabelecimento. Senão, isso pode prejudicar o comerciante.
Com a constante evolução do mercado e varejo, é preciso ter uma tecnologia que atenda suas necessidades.
Pensando nisso, a Mobne desenvolve tecnologias para auxiliar o dia a dia do empreendedor e empresário brasileiro.Um exemplo é o Mobne Sistema completo para Supermercados.
O sistema permite a gestão completa, simples e facilitada do seu negócio com poucos cliques.
Com esse sistema para supermercados, você controla toda operação, faz análises gerenciais completas, administra todas as tarefas comerciais, automatiza várias rotinas manuais e melhora os resultados.
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