Quem abre um negócio espera prosperar, lógico. E quantas vezes você já se perguntou como faturar mais e tornar seu supermercado mais lucrativo?
Em um mercado competitivo, as estratégias de vendas dos supermercados devem ser objetivas e envolver a atração do maior número de clientes, ampliar a frequências destes clientes na loja e aumentar a média do que cada um gasta em seu supermercado.
E como fazer isso?
Hoje, daremos 5 dicas para te ajudar a vender mais, melhor e para o maior número de pessoas.
1 Utilize o Whatsapp
Se você ainda não tem o whatsapp business, providencie um com urgência. No app, é possível criar uma lista de transmissões para que seus clientes que autorizaram fazer parte do grupo, recebam novidades e promoções.
Além disso, em tempos de crise como a que estamos passando, a ferramenta pode ser aliada dos mercados de vizinhança na estratégia de delivery, já que muitos não possuem e-commerce.
E, sabendo que 89% dos internautas estão no Whatsapp, o canal pode servir também para aproximar você do seu público, humanizando sua marca e sendo um ambiente para elaborar pesquisas, informar e tirar dúvidas. Exemplo disso é que durante a pandemia, os panfletos de ofertas que deixaram de ser impressos, podem ser enviados de forma virtual por este canal de comunicação.
2 Use redes sociais para divulgar sua marca
Provavelmente seu supermercado já possua Facebook e Instagram. Mas como andam a frequência e a qualidade das publicações?
O Facebook possui 130 milhões usuários no Brasil e durante a quarentena em que a maioria da população está em casa e conectada, o engajamento aumentou significativamente. O Instagram é a 6ª rede social em usuários e 73% deles acompanham marcas, sendo que uma delas pode ser a sua.
Que tal em ambas as redes, oferecer conteúdo de relevância? Tenha presença online de qualidade, fale sobre promoções, entretanto, também conte histórias sobre sua loja, mostre um pouco do dia-a-dia do supermercado, apresente seus colaboradores. Dê também dicas para o consumidor como: receitas, harmonização, lançamentos, enfim, seja interessante. E, importante: esteja sempre pronto a responder aos seus clientes.
3 Crie promoções específicas nos dias da semana
Planeje promoções diárias de acordo com seu público e lucre com isso. Se, por exemplo, às segundas você promover promoção de FLV, às terças, produtos de limpeza, às quartas, bebidas e às quintas, carne, seu supermercado estará sempre com movimento, principalmente dos clientes fidelizados. E isso, em síntese, significa mais vendas! Aos finais de semana, você pode fazer promoções mistas e aproveitar para testar o comportamento do seu consumidor (mais detalhes no item 4).
Outra dica que pode ser usufruir após conhecer o comportamento do seu cliente, é utilizar os produtos notáveis para atraí-lo por meio das promoções. Em contrapartida, você conseguirá melhorar a margem em produtos que não são tão perceptíveis pelo consumidor e, desta forma, otimizar seu resultado final. E não se esqueça de divulgar as ofertas em suas redes sociais, incluindo o whatsapp (item 2).
4 Organize gôndolas de acordo com o comportamento do consumidor
Ao distribuir e precificar seus produtos, observe o comportamento do seu consumidor. Um sistema de gestão com inteligência, como o da MOBNE, pode ajudá-lo nisso.
A partir desta análise, uma estratégia que deve ser colocada em prática para quem quer vender mais e melhor é a de posicionar as mercadorias de maior lucro e giro na altura dos olhos do cliente. As promoções devem ficar na extremidade das gôndolas.
E atenção para as famosas dobradinhas de produtos – o cross merchandising – como fralda & cerveja, que nasceram de um estudo nos EUA que apontou que pais que saíam à noite para comprar fraldas, sempre levavam latinhas de cerveja para casa. Outro exemplo é o carvão e o sal grosso próximos ao balcão do açougue e cereais e achocolatados próximos ao leite.
Com um estudo da rotina do seu cliente, você saberá quais produtos devem estar associados na exposição e, com isso, venderá muito mais.
5 Melhore a precificação
Na hora de definir o preço de um determinado produto, importante você calculá-lo com uma margem correta pois isso será fundamental para o resultado (lucratividade) da sua loja.
Em relação ao cliente, além de querer gastar menos, ele também busca praticidade e hoje em dia, quer ter o preço do produto aos seus olhos. Se um item não tem preço, é certo que ele não irá colocá-lo no carrinho e você irá perder a venda. Por isso, toda sua loja deve contar com a precificação e essa conferência deve ser diária, inclusive, com atenção especial às promoções.
Outro ponto importante é se atentar para que os preços estejam exatamente iguais nas gôndolas e nos PDVs, pois certas falhas causam prejuízo já que existem leis que regulamentam o direito do consumidor a pagar sobre o menor valor encontrado – além de acarretar um desgaste com seu cliente.
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