3 Dicas de Ouro para seu supermercado comprar melhor

3 Dicas de Ouro para seu supermercado comprar melhor
Comprar bem exige além de técnica, um vasto conhecimento do mercado e do próprio negócio.

Comprar melhor significa em termos gerais pagar pouco e ter mais lucro. O Supermercado pode conseguir esta proeza comprando por um preço baixo e vendendo com uma boa margem de lucro ou comprar por um preço baixo e vender barato a fim de fidelizar seu público.

O comprador Fernando Donizete de Almeida, que atua há 21 anos no Tonin Superatacado, com 18 lojas no Brasil, afirma que a melhor maneira de diminuir gastos e aumentar o dinheiro em caixa é pesquisar, negociar e ser minucioso no momento da compra. “O comprador precisa alinhar o melhor custo possível na quantidade ideal e no momento certo. Portanto, o segredo para comprar bem é a informação aliada à rapidez”, diz.

Para que este processo seja totalmente eficaz para supermercados de qualquer porte, você precisa saber alguns pontos fundamentais no processo.

Veja as dicas do Fernando:

1. Contar com um bom software de gestão

Hoje em dia, é impossível pensar em comprar para um supermercado sem um sistema eficiente de gestão. E até as menores lojas podem contar com um bom software (o sistema da MOBNE, por exemplo, é um aliado do varejo de vizinhança).

Ao automatizar processos, em primeiro lugar, você consegue entender melhor o comportamento de compras do seu cliente e saber quais produtos saem mais e em quais épocas. Desta forma, você compra o que realmente precisa sem desperdícios e, ao mesmo tempo, sem deixar faltar itens importantes. Além disso, um software de gestão te oferece informações de estoques, histórico de vendas e sugestão de demanda futura.

“Não dá pra imaginar exercer minha função sem ter uma boa ferramenta ao meu lado que me auxilia com embasamentos para tomada de decisão final”, enfatiza Fernando.

2. Estoque Organizado e Cadastro Padronizado

O estoque é um ativo de extrema importância para o supermercado e por isso o gestor precisa saber na ponta língua o que tem e o que não tem em sua loja – e isso, o software de gestão oferece. Estar atento a alguns processos é indispensável para a organização dos processos e, desta forma, Fernando indica sempre uma contagem e um inventário eficientes. Outro ponto que merece destaque, segundo ele, é a estruturação do cadastro de produtos que dará os números corretos do que você realmente tem em seu supermercado por marca, similaridade, valor, quantidade no estoque e giro.

“Estoque organizado e cadastro bem feito e atualizados são o alicerce de qualquer ferramenta de gestão”, atesta enfatizando que, sem isso, a tendência é que o gestor se perca e venha a fazer maus negócios.

3. O Pequeno comprar junto com o Grande

Segundo Fernando, supermercados pequenos se aliarem a maiores para efetuarem compras com melhores preços é uma grande oportunidade que deve ser colocada mais em prática – e que deverá ser a realidade de muitas lojas em um futuro bem próximo. O maior sempre compra a mais e, por isso, consegue melhores negociações. Além disso, o menor consegue uma boa variedade de produtos que levará à fidelização de sua clientela. Na verdade, essa união agrega a ambos.


Como vimos, comprar bem exige além de técnica, um vasto conhecimento do mercado e principalmente sobre o próprio negócio. Fernando destaca ainda a importância do comprador estar aberto à mudanças: “É fundamental se adaptar aos novos tempos, às ferramentas disponíveis e às mudanças do mercado”, conclui.


Gostou deste case? Clique aqui e receba nosso conteúdo em seu email. Aproveite e curta nosso Facebook para acompanhar o que a MOBNE pode fazer por você.

Últimas publicações