É inegável a importância da tecnologia no varejo. Considerando que, há alguns anos, seguir as últimas tendências do setor era considerado diferencial, hoje as evoluções podem garantir a sobrevivência de uma empresa.
A tecnologia no varejo é responsável por otimizar a rotina diária operacional do comércio e ao mesmo tempo melhorar a comunicação e experiência dos clientes finais e também dos fornecedores.
A agilidade em alguns processos que antes levavam muito tempo, é uma das vantagens em inovar em empresas do varejo. Um supermercado, por exemplo, com dificuldade e perdendo muito tempo no cadastro de produtos e controle do estoque, pode obter grande melhora inovando com um sistema que o ajude com essa organização.
5 mudanças na empresa que investe em tecnologia no varejo:
- Produtividade
Para proporcionar o melhor atendimento aos consumidores, a equipe de colaboradores deve ser treinada com a devida capacitação, além de contar com condições de trabalho adequadas.
Isso se estende à utilização de dispositivos e sistemas eficientes, seja para canal de atendimento, consulta de preços, trocas e devoluções ou formas de pagamento, que agilizam o processo e elevam a satisfação e o número de vendas.
- Otimização
Softwares de gestão têm papel fundamental na otimização de processos. A automatização de atividades como fazer registros de informações, integrar dados, possibilitam melhores decisões.
Ao direcionar um colaborador para tarefas de maior valor agregado, que exigem análise estratégica, ao invés de aplicar seu tempo em atividades manuais e burocráticas, o padrão de qualidade só tende a aumentar, com gargalos minimizados consideravelmente.
- Dados
Com as informações certas, as melhores decisões acontecem. Toda empresa pode melhorar seus resultados quando sabe explorar da melhor forma os dados gerados pela tecnologia.
Entre pedidos de compras, orçamentos, balanços financeiros, ordens de serviço, resultados de vendas e históricos de campanhas de marketing, uma solução de big data é fundamental para cruzar dados e tornar um volume massivo de informações em material rico, que é eficiente em ações internas e externas.
- Nuvem
O cloud computing facilita o acesso e a navegação em plataformas de vendas digitais e sistemas de gestão, agilizando pontos como consulta de estoque e comparação de preços por meio de dispositivos móveis. Tudo em tempo real, basta conexão com a internet.
Outra facilidade oferecida pela computação em nuvem é a segurança de dados, que fica sob responsabilidade do operador, além da economia de espaço e manutenção que os servidores físicos normalmente exigem.
- Comunicação
A empresa que investe em tecnologia melhora diretamente seu processo de comunicação interna e externa. A tecnologia facilita o acesso a informações e assim os colaboradores podem com facilidade entender e ver os processos que estão em andamento.
A comunicação com o cliente final também entra no radar da tecnologia com uso de diferentes plataformas para entregar a mensagem da empresa.
A tecnologia só tem mesmo a acrescentar na empresa que deseja se manter viva nos tempos de hoje. Subestimar esses investimentos e mudanças se tornou fator de sobrevivência. A implantação de software e aplicativos podem incluir atividades comerciais, financeiras, fiscais e de estoque, controlando a entrada e saída de produtos.
Descubra mais mudanças e vantagens para sua empresa com as soluções da Mobne para o mercado de varejo.
Acompanhe também nossos conteúdos semanais disponíveis nas redes sociais da Mobne. Segue lá!