Todos sabem que abrir um pequeno supermercado ou empório exige muito planejamento, e um dos grandes desafios do empresário é conseguir um sistema de gestão que realmente atenda suas necessidades.
Mesmo dentro do mesmo setor, no caso o varejo, a necessidade de uma grande rede de lojas é diferente da necessidade de um pequeno supermercadista com uma loja e um caixa.
Portanto, é importante avaliar qual é a melhor opção de software de gestão para o seu supermercado. Entenda o que é importante avaliar:
Avaliar a necessidade do seu negócio
Antes de começar a escolher o software de gestão para supermercado é importante que esteja claro qual problema você quer resolver.
Podem ser vários, mas é importante manter isso em mente. Pois, muitas vezes você precisará abrir mão de alguns atributos para ter outros.
Os principais motivos que ensejam a implementação do software de gestão na empresa são:
- Redução de erros operacionais;
- Redução de fraudes em setores como vendas e compras;
- Segurança das informações transmitidas entre os setores;
- Aumento de produtividade nas operações e processos;
- Atendimento eficiente e rápido aos clientes;
- Controle de estoque;
- Controle financeiro;
- Certeza do cumprimento das obrigações fiscais;
- Segurança em momentos de tomada de decisão.
Defina o que é prioridade!
Busque um sistema de gestão com foco no seu segmento
Procure um sistema que seja especializado em supermercados. Ter um software que atendam às necessidade do seu negócio faz você ganhar produtividade e ainda oferece ideias que foram implementadas em outros clientes, que talvez sozinho não tivesse.
Ao adquirir um software, você não só compra um produto, você passa a fazer parte de um grupo de usuários. Assim, você também terá acesso às novidades e novas implementações.
Você é um supermercadista, você prefere uma nova funcionalidade que foi implementada em uma loja de material de construção ou implementada em um supermercado?
Algumas particularidades fazem parte do dia a dia do supermercado e o sistema precisa ter essas funcionalidades.
Automatizações no recebimento de mercadoria é um exemplo. No sistema de gestão é possível realizar o confronto entre o que foi comprado e o que será entregue por meio do arquivo da nota fiscal.
Ter essa funcionalidade no sistema faz com que a operação seja mais rápida e evita que erros aconteçam.
Avalie o serviço e o suporte oferecidos
O sistema de gestão é apenas uma ferramenta. São as pessoas que vão utilizá-lo e vão criar valor com o mesmo. Portanto, muita atenção nesse passo.
É importante prestar atenção no processo de implantação. Por isso, se envolva no processo, engaje seus funcionários.
Nossa dica é implementar, em um primeiro momento, o básico. E ao longo do tempo definir a implantação de melhorias e novos processos. As pessoas têm de acostumar com a ferramenta e enxergar seus benefícios.
Além da implantação é fundamental o formato de suporte e atendimento ao usuário, pois é com ele que sua empresa vai conviver no dia a dia.
Lembre-se que ERP não é apenas produto, é serviço também. Um dos principais erros ao escolher um software de gestão é avaliar somente o sistema e se esquecer de avaliar os níveis de serviço da empresa.
Para concluir…
Escolher o software de gestão para supermercado é um desafio, e por isso a Mobne reunião tudo que você precisa em um só sistema.
O PDV da Mobne é de simples utilização e opera em qualquer circunstância, inclusive, caso não haja conexão com a internet. Além disso, está na nuvem, significando que o supermercadista não precisa ter uma estrutura tecnológica com servidor para conseguir operá-lo.
Uma frente de caixa eficiente representa mais vendas, mais agilidade, menos filas, mais consumidores satisfeitos e, evidentemente, mais dinheiro em caixa, ou seja, o sonho de todo o supermercadista.
Além de tudo isso, esse sistema oferece integração entre o software e o app da sua loja, com sistema de delivery preparado para interagir com a loja física e virtual do cliente.
Veja o que a Mobne pode fazer por você. Clique aqui!