Usar o delivery no supermercado é uma excelente forma de aumentar as vendas e gerar valor para seus clientes.
Em tempos de crise, como essa do Coronavírus, muitos empreendedores precisaram se reinventar e até mesmo os mais adversos a tecnologia, perceberam que sem ajuda dela poderiam colocar em risco a saúde financeira do seu negócio.
Diante de tudo isso, é muito importante transformar o delivery em oportunidade para alavancar suas vendas. Segue 5 dicas para aquecer as vendas:
1-Estruture o serviço de entrega em sua loja
Para quem ainda não possui um sistema de delivery e não sabe por onde começar. Primeiramente, siga essas orientações:
- Selecione o funcionário para esse trabalho. Avalie a quantidade necessária de acordo com a demanda e o tamanho da sua loja.
- Qual meio de transporte será utilizado para fazer as entregas? O entregador terá que ter veículo próprio ou será disponibilizado pela empresa?
- Por qual meio os pedidos serão realizados? Redes sociais, telefone, aplicativos especializados?
- Veja um meio de controlar as demandas, seja uma planilha ou software de gestão. Mas por favor, lhe imploro, esqueça a caderneta.
- Estabeleça até quer horas os pedidos podem ser feitos;
2- Divulgue aos clientes o delivery no supermercado
Seja por meio de diferentes divulgações: de dentro da própria loja ou divulgando nas redes sociais, deixe eles cientes da forma que devem ser feitos os pedidos.
Caso você não opte apenas pelas solicitações via redes sociais e telefone peça os seguintes dados:
- Nome completo;
- endereço e ponto de referência
- telefone pra contato
- forma de pagamento
- pergunte se a mercadoria deve ser entregue na porta ou na calçada.
O o importante é que você seja transparente com seu usuário, mantenha ele bem informado dos horários de funcionamento e de possíveis demoras na entrega.
3- Use e abuse do WhatsApp
O whatsapp possui uma ferramenta chamada “lista de transmissão”, funciona assim: você salva o contato e adiciona ele na lista, a pessoa salva o seu e passar a receber suas mensagens. Todos que tiverem nessa lista recebem o conteúdo simultaneamente.
Vale destacar que apenas o administrador da lista pode enviar mensagens pra ela, por isso aqui vão algumas dicas para não errar:
- A lista de transmissão é um meio de comunicação com o cliente, não faça postagens que não tenham relação com seu supermercado;
- estabeleça um horário para os posts, de preferência em hora comercial.
A lista de transmissão suporta apenas 256 pessoas, uma sugestão é usar desse artifício para gerar exclusividade, vou explicar:
Fale para seus clientes da existência dessa lista e que ela é limitada a 256 usuários. Quem estiver nela terá direito a algo que os outros não tem, por exemplo, um cartão fidelidade que ao ser todo preenchido oferece algum desconto ou participação em sorteio.
Enfim são inúmeras possibilidades que podem ser geradas, coloca a cabeça pra funcionar, pede sugestões aos funcionários e coloque o projeto em ação!
4- Utilize o Instagram para turbinar a divulgação
O Instagram é uma plataforma que permite a proximidade com o público, por isso, para usá-lo bem conhecer seus seguidores é fundamental.
Ao transformar seu perfil em uma conta comercial, você terá acesso a informações mais detalhadas sobre eles, tais como: faixa etária, sexo, dias e horários que mais visitam seu feed. Sabendo dessas características poderá otimizar as estratégias de conteúdo e vendas na página.
Para alavancar as vendas no seu delivery com o instagram, aqui vão algumas dicas importantes, leia:
- Deixe seu perfil completo, contato, horário de funcionamento;
- interaja com seu público, tirando as dúvidas e respondendo os comentários, lembre-se de sempre manter o respeito com eles;
- planeje seus posts, coloque eles em um calendário para uma melhor organização;
- diversifique nas postagens, não coloque apenas ofertas, por exemplo;
- faça sorteios para estimular o engajamento do público.
São inúmeras as ações que você pode fazer na rede, caso as ideias não apareçam, pesquise o que outras empresas estão fazendo ou peça aos funcionários sugestões, mas não deixe a rede parada.
5- Conte com a ajuda de um sistema de gestão
A Mobne pode te ajudar com uma Frente de Caixa Robusta e eficiente, preparada para continuar operando em qualquer cenário.
O PDV da Mobne é de simples utilização e opera em qualquer circunstância, inclusive, caso não haja conexão com a internet. Além disso, está na nuvem, significando que o supermercadista não precisa ter uma estrutura tecnológica com servidor para conseguir operá-lo.
Uma frente de caixa eficiente representa mais vendas, mais agilidade, menos filas, mais consumidores satisfeitos e, evidentemente, mais dinheiro em caixa, ou seja, o sonho de todo o supermercadista.
Além de tudo isso, esse sistema oferece integração TOTAL entre o software e o app da loja, com sistema de delivery preparado para interagir com a loja física e virtual do cliente.
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